E. F. Palmares a Osório

Estação Ferroviaria Palmares x Osório
(1921 - 1960)


A estrada de Ferro Palmares a Conceição do Arroio (depois Palmares a Osório) foi construída em bitola de 60 cm, usando material usado de ferrovias inglesas de trincheiras da 1ª Guerra Mundial. Foi aberta em 15/11/1921 e inicialmente usava locos 4-6-0T da Hunslet, e aparentemente no final de sua vida útil teria também utilizado locomotivas a diesel, talvez do tipo Simplex. Sua principal função era fornecer acesso á uma conexão em Palmares do Sul com os barcos vindos de Porto Alegre pela Lagoa dos Patos e dali subir até a região dos lagos menores próximos à zona central do município de Osório. Na época a ferrovia corria toda neste município, hoje, tanto Palmares do Sul quanto outros centros são municípios autônomos. A ferrovia foi desativada no início dos anos 1960.

A estação ferroviária de Conceição do Arroyo, também
chamada de Urbana (ou seja, a que ficava na área 
urbana, pois as outras estavam na região rural do município), 
em foto possivelmente dos anos 1920 (Acervo Carlos Adib). 

Os guias de horários mostram cinco estações: Palmares do Sul, à beira da Lagoa dos Patos, Rancho Novo (ou Rancho Velho?), Passinhos, Osório (também chamada de "estação Urbana") e Lacustre, esta junto aos lagos do norte de Osório. "Os carros da foto abaixo foram construídos para a EFPO (nota: quando a cidade de Conceição do Arroio mudou de nome para Osório, nos anos 1940, a ferrovia passou a se chamar Palmares-Osório) pela empresa Trajano de Medeiros e Cia., no Rio de Janeiro. Os vagões podem ser reformas de vagões-ambulância ex-WDLR. (nota: WDLR = War Department Light Railways), se bem que isto não é visível nem evidente na foto. Quanto às locomotivas diesel, não tenho evidência sobre o fato, apenas li isso em um livro. Locomotivas "Simplex" talvez? Quanto ao traçado, a linha puxava mais para bonde a vapor do que ferrovia" (Nicholas Burmann, 11/2005).

Acima, o trem parte para Palmares (Foto Enciclopédia 
dos Municípios Brasileiros, vols. X e XXXIII, 1959).

Em 1941, havia um trem às 4ª (quartas) feiras, um auto de linha às sextas e um trem aos sábados. Todos tinham conexão com barcos vindos de Porto Alegre ou dos lagos do norte. Já no final dos anos 1950 havia mais trens. No início de 1960, a ferrovia parou, quando, segundo Carl Heinz Hahmann, já tinha função apenas turística. Dela nada sobrou.

Acima, horários da ferrovia em 1941, incluindo os
vapores de conexão (Guia Levi, maio de 1941).

A linha da ferrovia, que partia de Lacustre (próximo a 
Osório, ao norte desta) e descia até Palmares do 
Sul, na Lagoa dos Patos. No mapa, cortado, aparece 
a palavra "Sul", de Palmares do Sul (Enciclopédia dos 
Municípios Brasileiros, vol. X, 1959).




0 comentários:

Postar um comentário

 

Bem Vindos

Sejam todos bem vindos ao blog sobre esta pequena mas aconchegante cidade, Palmares do Sul - RS, Brasil.

Aqui serão postadas imagens, telefones úteis, mapas e qualquer informação que seja relevante sobre o município.

Divirtam-se e aproveitem o passeio.

Marcadores (Tags)

Conteúdos Interessantes

Visitantes

Contador de visitas
Palmares do Sul Copyright © 2010 Templatemo | Converted into Blogger Template by BloggerTheme